sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo?

Então, é a vida... Eis o post de fim de ano:

Pra começar, nem sei o que a maioria de vocês pensam de tudo isso, mas, se é pra rasgar logo, eu vou dizer: ODEIO FIM DE ANO.
Putz, a época mais deprimente do ano, e eu reluto muito em dizer minhas percepções aqui, pois preferia colocar uma mensagem de otimismo, paz, amor, alegria e etc, etc, etc... dizer que o fim de um ano e o começo de um novo significa novas oportunidades, uma nova chance, de fazer diferente, fazer melhor: Mudar! E eu realmente sou favorável à mudança e acho que todas essas mensagens de praxe são válidas, sim!
Mas há algo a mais que me incomoda, todas aquelas luzinhas piscando, por todos os lugares aquele ritmo sombrio e deprimente das músicas natalinas (eu até tenho um encantamento por coisas deprimentes, mas esta em questão, não me apetece), como diz um amigo: "todo mundo fica amigo por um dia", eu, particularmente, não participo mesmo desta lógica cínica e representativa. Nem sou tão bom ator assim! Antes fosse.
Mas não sou.
Não sei ao certo de onde vieram as raízes destas percepções, lembro-me de quando era criança meu pai me dizer algo nesse sentido, de que era uma época triste e monótona, também não sei porque ele a considera assim, mas sei porque considero: Fora o descrito acima, sempre tive horror a despedida, odeio despedidas. E querendo ou não, vivemos um momento assim, pois o ano de dois mil e oito jamais voltará, nem os acontecimentos, bons e ruins que nele foram possibilitados. (E você pode me dizer que ainda assim existiram as lembranças, e eu reforço em dizer que é uma percepção íntima e subjetiva). Acontece que encaro a ocasião como um desprendimento, uma despedida, e isso me traz dor. Não estou falando que essa é uma situação especial, qualquer sensação de "adeus", me fará certamente, sentir algo que classifico como angústia. (Vai ver eu tenho um trauma muito doido na infância em relação a isso e sei que tenho de aprender a lidar melhor).
Podem acreditar que na hora do "3... 2... 1... Feliz ano novo!", fico me perguntando: será que não dá pra adiar mais um minuto, hem? Mas isso era antes, até entender que esse "fim de ano" é um fim de ano civil, um cumprimento de calendário, porque na verdade, se formos nos reportar a indícios astrológicos, posicionamento estrelar, aspectos planetários, o movimento de translação, que é o percurso que a terra faz ao redor do sol e é este percurso, que marca a contagem dos anos, veremos que, na realidade a terra só termina este percurso no dia 21 de março, e não no dia 31 de dezembro. Este é o verdadeiro ciclo, não o que foi imposto pela sociedade, que favorece o comercio, enfim, Sempre há os interesses! (A proximidade do natal e ano novo é o período mais lucrativo do ano, podem pesquisar onde quiserem). Mas não é disso que estamos tratando, só comentei sobre esta, por assim dizer, nota de esclarecimento em relação ao "verdadeiro ciclo", para dizer que este ano, não será como os outros, irei ao reveillon não com o peso que tinha outrora e no dia 21 de março, certamente estarei aqui para desejá-los um FELIZ ANO NOVO!


Rôh. ;D

12 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Thays Lima disse...

Lindo post!
Também gosto muito de como escreves!
Verdade ein Rôh já são dois anos de amizade, e espero que sejam muitos!
Adoro você mocinho!
Bjãoo e Muitas Felicidades neste Novo Ano!

Mah disse...

Dessa sobre 21 de março eu ñ sabia e curto muito ;P

Feliz 2009 em calendário. :P

Larissa disse...

aiii essa frase eh a minha cara ;D
hmmm, bom ano novo me dá uma certa tristeza... sempre. Maaas acho que esse vou ficar bem feliz. Muito mesmo. Talvez mais alívio do que felicidade... 2008 pra mim foi péssimo ¬¬
Mas eh isso... vamo vê no que eh que dá neah :P

Feliz ano novo \o
=***

Muni disse...

eae, pessoa q não gosta de fim de ano... >.<
kra, não deprime xD
Happy New Year!!
o/*

Larissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa disse...

moony: muito bom o livro... vale muito a pena ;D. Valeu pela indicação de Taken, vou procurar asistir :).
O Bob pra mim foi um gênio, da música, da vida.

moony&Roh: Um ótimo ano novo ;D

=*******

Larissa disse...

Ah... e indiquei um selo Dardos pra vocês ^^
tah lah no blog
bju =*****

Gabii disse...

Feliz Ano-Novo!

Amei o blog!


Bjos.

Lua Montenegro disse...

Adorei!
Você escreveu tudo que eu penso.
Um pouco assustador isso,não?
hihihihihi
Tá de parabéns,viu?
Claro que eu vou acompanhar este blog.
Ah! E obrigada pelos comentários.
Bjos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

MEu ano novo começará exatamente no dia 21 de Janeiro.... rsrsr (resultado do CEFET)
concordo contigo em cada letra... mas prefiro pensar no ano novo como uma oportunidade de recomeçar e fazer tudo que tive vontade porém não tive coragem de fazer...

bju pra vc e bom recomeço!